SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

domingo, 31 de agosto de 2008

ÁGUA – UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO E AÇÃO



Falar da água e suas condições têm se tornado um verdadeiro paradigma das questões ambientais, portanto, uma verdadeira falácia do mundo globalizado e capitalista.
Discutimos todos os anos, principalmente nos meses de março e junho que se afere como um canal de discussão sobre a água, mas, no entanto, verificamos cada vez mais, incentivos ao uso desnecessário da água, como meio de promoção da circulação do capital, pois, a mesma é vista como mercadoria.
Desta forma, não há uma reflexão realmente renovadora a ponto de fomentar nos cidadãos uma verdadeira transformação geradora de ações de grande repercussão visando à busca por soluções.
Para TROPPMAIR1, o problema maior se refere ao fato de que as pessoas desconhecem o verdadeiro fundamento dos recursos naturais, neste caso, a água.
Para aprendermos a valorizá-la, temos que senti-la como um elemento chave à nossa sobrevivência, lembrando-se que a mesma é muito mais que uma mercadoria que se paga a cada final, ou, início de mês.
Este talvez seja nosso maior problema e obstáculo, pois, para SANTOS2, no mundo capitalista tudo passa ter um valor monetário e comprometedor.
Portanto, a nosso ver, vencer esta barreira é muito mais que refletir sobre as ideologias já pregadas e arduamente defendidas, mas, refletir ao mundo que nos cerca às nossas ações de compromisso e responsabilidade.
Porém, só será possível tal fato, quando incorporarmos a visão do Profº GONÇALVES3, de que a natureza é dinâmica e não, inerte.
A partir de então, tomaremos consciência de que, por mais que a fonte seja renovável, o processo de poluição e desperdício que desencadeamos, geram comprometimentos ao seu uso.
No entanto, parece-me que as grandes empresas de capitação e comercialização de água passariam a lucrar ainda mais com o processo de despoluição da água, desta forma, vale-se perguntarmos: Qual é o seu grau de preocupação com as condições de uso da água, haja vista, a existência e divulgação de tanto marketing e, poucas ações realmente transformadoras na sociedade em que vivemos?
Só você obtém a resposta dentro de si. Não espera que ela esteja totalmente comprometida para que venha começar a pensar sobre isto.




Profº Claudinei N. dos Santos4


_______________
1 Helmut Troppmair, Profº de Biogeografia, Geografia Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UEP.

2 Milton Santos, Geógrafo da USP.

3 Carlos Valter Porto Gonçalves, Professor da Universidade Federal Fluminense.

4 Especialista em Geografia e Educação Ambiental e Professor de Geografia da FINAV.

Nenhum comentário: